Regras de Futsal




 
 
 
REGRA 1 - MARCAÇÃO DA QUADRA
Todas as linhas demarcatórias da quadra deverão ser bem visíveis. * As linhas de maior comprimento denominamse linhas laterais e as de menor comprimento linhas de meta ou de fundo.
REGRA 2 - NÚMERO DE JOGADORES
 
1- A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo 5 (cinco) jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
2- É proibído o início de uma partida sem que as equipes tenham no mínimo 3 (três) jogadores, nem será permitida sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas, ficar reduzida a menos de 3 (três) jogadores na quadra de jogo.
3- O número máximo de jogadores reservas, para substituições, é de 7 (sete).
4- Será permitido um número indeterminado de substituições, a qualquer tempo do jogo. A substituição realizase quando a bola estiver em jogo ou fora de jogo, subordinandose às seguintes condições:
a) O jogador que sai da quadra de jogo, deverá fazêlo pela linha lateral no setor chamado zona de substituição e poderá voltar a qualquer momento;
b) O jogador que entra na quadra de jogo deverá fazêlo pela mesma linha da zona de substituição, mas nunca entrar antes do jogador substituído transpor completamente a linha lateral. O jogador que estiver lesionado poderá deixar a quadra por qualquer lugar, desde que autorizado por um dos árbitros, mas o seu substituto deverá entrar pela zona de substituição. Obs.: O jogador que não respeitar estas condições será punido com cartão amarelo.
 
REGRA 3 - DURAÇÃO DA PARTIDA
 
O tempo de duração de uma partida será cronometrado, divididos em dois períodos iguais, tanto no masculino como no feminino e com intervalo de até 10 minutos para descanso entre os períodos. A duração de uma partida para a categoria Adulto, Sub 20 e Sub 17, será de 40 (quarenta) minutos, dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos.
REGRA 4 - BOLA DE SAÍDA
1- No início da partida a escolha de lado ou saída de bola será decidido por meio de sorteio feito pelo árbitro principal, com o capitão de cada equipe. A equipe vencedora do sorteio escolherá a meia quadra onde irá iniciar jogando e a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Quando o jogo tiver prorrogação deverá ser feito o mesmo procedimento.
2- Dado o sinal pelo árbitro, a partida será iniciada por um dos jogadores, que movimentará a bola com os pés em direção ao lado contrário, devendo a mesma, nesse momento, estar colocada parada sobre o centro da quadra, cada equipe deverá estar em seu próprio lado e nenhum jogador da equipe contrária a iniciadora da partida poderá aproximarse a menos de 3 (três) metros da bola e nenhum jogador de ambas as equipes, poderá invadir a meia quadra do adversário enquanto a bola não estiver em jogo. A bola estará em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha de meia quadra.
3- O jogador que executar a saída de bola, não poderá ter contato com a mesma enquanto esta não for jogada ou tocada por outro jogador.
Depois de marcado um gol, a partida recomeçará de maneira idêntica,
4- por um jogador da equipe que sofreu o gol.
5- Após o descanso regulamentar a que se refere a regra, a partida recomeçará com as equipes disputantes trocando de lado e o reinicio será efetivado por um jogador da equipe contrária aquela que executou a saída de bola inicial.
6- Quando o jogador executante da bola de saída do 1º ou 2º períodos ou na reposição de bola após sofrer um gol, não executar corretamente deverá ser repreendido verbalmente e na reincidência penalizado com cartão amarelo.
7- Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.
 
PUNIÇÃO
 
a) Caso o executor da bola de saída toque na bola pela segunda vez antes que outro jogador o faça, será concedido um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, com a bola sendo colocada no local onde ocorreu o toque;
b) Se na bola de saída, o jogador movimentar a bola para o lado ou para trás, deverá ser repetido o lance e se tornar a fazêlo deve ser penalizado com cartão amarelo por atitude antidesportiva. A equipe continuará com o direito de executar a saída de bola;
c) Para qualquer outra incorreção será repetida a bola de saída, sempre de posse da mesma equipe.
 
REGRA 5 - TIROS LIVRES
 
1- Tiros livres são os chutes desferidos, quando da reposição da bola em jogo, em razão da paralisação da partida por assinalação de alguma infração.
2- Os tiros livres classificamse em duas categorias, o tiro livre direto, através do qual se pode consignar diretamente um tento contra a equipe que cometeu a infração e tiro livre indireto, através do qual não se pode consignar diretamente um tento, salvo se a bola, antes de entrar na meta, seja jogada ou tocada por um jogador que não seja o executor do chute.
 
REGRA 6 - PENALIDADE MÁXIMA
 
1- Será concedido um tiro de penalidade máxima contra a equipe que comete uma das infrações dentro de sua área de meta quando a bola está em jogo. 
2- A penalidade máxima é um tiro livre direto, do qual se pode marcar um gol diretamente e cuja cobrança é feita na marca correspondente e, nesse momento, todos os jogadores, com exceção do goleiro e do jogador indicado para a cobrança, deverão estar dentro da quadra de jogo, mas numa distância de 5 (cinco) metros da bola e atrás da linha imaginária da bola.
 
REGRA 7 - TIRO LATERAL
 
1- O tiro lateral será cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto.
2- O retorno da bola à quadra de jogo darseá com a movimentação da mesma, com o uso dos pés, sendo a bola colocada no local onde a mesma saiu, podendo ser jogada em qualquer direção, executado por um jogador adversário daquela equipe que tocou a bola por último.
3- O jogador no momento em que executar o tiro lateral deverá fazêlo com uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra de jogo. Não podendo estar com o pé totalmente dentro da quadra.
4- Quando da realização de tiro lateral, os jogadores adversários deverão respeitar a distância mínima de 5 metros da bola.
5- Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo moverse levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para fora da linha.
6- Não será válido gol diretamente da cobrança de lateral, para ser válido, a bola deverá tocar em algum jogador.
 
O TIRO DE META
 
Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol, por fora da baliza jogado por um jogador atacante e que não toque num jogador defensor ou que toque no goleiro defensor
O tiro de meta deve ser executado sem o apito do árbitro, da área de gol por sobre a linha da área de gol.
 
 

 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


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