Regras de Handebol


REGRA 1 - A QUADRA
A quadra é de forma retangular e mede 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Os grandes lados são chamados linhas laterais; os pequenos, linhas de gol. O gol ou baliza é colocado no meio da linha de gol. Ele deve ser fixado ao solo. Mede no interior 2 metros de altura e 3 metros de largura. A área de gol é marcada por uma linha traçada 6 metros à frente da baliza, paralelamente à linha de gol e continuada em cada extremidade por um quarto de círculo de 6 metros de raio. A linha de tiro livre, tracejada é traçada 9 metros à frente da baliza, paralelamente à linha da área de gol. A marca de 7 metros é constituída por uma linha de 1 metro traçada à frente da baliza, a uma distância de 7 metros a partir do lado exterior da linha de gol. Uma marca de 15 cm de comprimento é marcada à frente da cada baliza a uma distância de 4m a partir da linha de gol. É a linha de limitação do goleiro, antes de a bola sair das mãos do cobrador, quando da execução de um tiro de 7 metros. De cada lado e a 4,50 metros da linha central, uma marca de 15 cm marca as zonas de substituição, respectivamente, para as equipes.
REGRA 2 - A DURAÇÃO DO JOGO
Para equipes masculinas e femininas de mais de 18 anos, a duração do jogo é de 2 tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo. O jogo começa pelo apito do árbitro central autorizando o tiro de saída, e termina pelo sinal do cronometrista. Se o jogo empatado deve ter a sua continuação até que haja um vencedor, após 5 minutos de intervalo, a escolha da quadra ou do tiro de saída deve ser novamente sorteada A prorrogação dura 2 tempos de 5 minutos para todas as equipes. Se o jogo continuar empatado após esta primeira prorrogação, uma segunda é jogada após 5 minutos de intervalo e um novo sorteio, com duração de 2 tempos de 5 minutos. Se o jogo continuar empatado, proceder-se-á de acordo com o regulamento particular da competição.
REGRA 3 - DURAÇÃO DA PARTIDA
 
O tempo de duração de uma partida será cronometrado, divididos em dois períodos iguais, tanto no masculino como no feminino e com intervalo de até 10 minutos para descanso entre os períodos. A duração de uma partida para a categoria Adulto, Sub 20 e Sub 17, será de 40 (quarenta) minutos, dividido em dois tempos de 20 (vinte) minutos.
REGRA 4 - OS JOGADORES
Uma equipe se compõe de 12 jogadores (10 jogadores de quadra e 2 goleiros). Em todos os casos, a equipe é obrigada a jogar com 7 jogadores no máximo (6 jogadores de quadra e 1 goleiro). Os outros jogadores são reservas. Durante o jogo os reservas podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o cronometrista, desde que os jogadores substituídos tenham abandonado a quadra. Isto vale igualmente para a substituição do goleiro. O uniforme dos jogadores de quadra de uma equipe deve ser igual, sendo que a cor do uniforme do goleiro deve ser diferente das cores das duas equipes.
REGRA 5 - O GOLEIRO
Um goleiro nunca pode substituir um outro jogador, no entanto qualquer outro jogador pode substituir um goleiro. É permitido ao goleiro: Tocar a bola na área de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa. Deslocar-se na área de gol com a bola na mão, sem restrição. Sair da área de gol, numa ação defensiva, e continuar a jogar. Neste caso, estará sujeito às regras dos demais jogadores de quadra. Sair da área de gol, numa ação defensiva, e continuar a jogar, desde que não tenha a bola dominada.
REGRA 6 - A ÁREA DE GOL
Somente o goleiro tem o direito de permanecer na área de gol. Ela é violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo. A violação da área de gol por um jogador de quadra é punida da seguinte forma: A) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade com a bola. B) Tiro livre, se um jogador de quadra a invade sem a bola e disso leva vantagem
REGRA 7 - O MANEJO DA BOLA
É permitido: Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. Segurar a bola no máximo durante 3 segundos, mesmo que ela esteja no solo. Fazer no máximo 3 passos com a bola na mão.
REGRA 8 - ATITUDES PARA COM O ADVERSÁRIO
É permitido: Utilizar os braços e as mãos para apoderar-se da bola. Tirar a bola do adversário com a mão aberta. Barrar com o tronco o caminho do adversário, mesmo que ele não esteja com a posse da bola. É proibido: Barrar o caminho do adversário ou contê-lo com os braços, as mãos ou as pernas. Arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater na bola que ele tenha em suas mãos. Utilizar o punho para tirar a bola do adversário. Lançar a bola de modo perigoso para o adversário ou dirigir a bola contra ele numa finta perigosa.
REGRA 9 - O GOL
Um gol será marcado, quando a bola ultrapassar totalmente a linha de gol por dentro da baliza. O gol não será válido se os árbitros ou o cronometrista marcarem falta ou terminarem o jogo, antes que a bola tenha ultrapassado a linha de gol, por dentro da baliza
REGRA 10 - O TIRO DE SAÍDA
No início do jogo, o tiro de saída é executado pela equipe que ganhou o sorteio e que escolheu a saída, ou pela outra equipe, se a que ganhou o sorteio escolheu a quadra. Após o intervalo, o tiro de saída pertence à equipe que não o fez no início do jogo. Em caso de prorrogação, a escolha da quadra ou da saída é novamente sorteada. No momento do tiro de saída, todos os jogadores devem se encontrar na sua própria meia-quadra: os jogadores adversários devem se encontrar pelo menos a 3 metros do jogador executante do tiro de saída.
REGRA 11 - TIRO DE LATERAL
O tiro de lateral é ordenado quando a bola ultrapassar completamente uma linha lateral, ou quando a bola tocar por último um jogador da equipe defensora antes que ela deixe a quadra, ultrapassando a linha de gol por fora da baliza. O jogador que executa o tiro de lateral deve manter um pé sobre a linha lateral, até que a bola tenha deixado a sua mão. Não é permitido colocar a bola no solo e tornar a pegá-la, ou quicar a bola.
REGRA 12 - O TIRO DE META
Um tiro de meta é ordenado quando a bola ultrapassar a linha de gol, por fora da baliza jogado por um jogador atacante e que não toque num jogador defensor ou que toque no goleiro defensor O tiro de meta deve ser executado sem o apito do árbitro, da área de gol por sobre a linha da área de gol.
REGRA 13 - O TIRO LIVRE
Um tiro livre é ordenado nos seguintes casos:
A) Substituição antirregulamentar.
B) Faltas do goleiro.
C) Faltas dos jogadores de quadra na área de gol.
D) Manejo antirregulamentar da bola.
E) Lançamento intencional da bola por fora da linha lateral ou linha de gol por fora da baliza.
 F) Jogo passivo.
G) Conduta antirregulamentar para com o adversário.
H) Tiro de saída antirregulamentar.
I) Conduta antirregulamentar num tiro de lateral.
J) Conduta antirregulamentar num tiro de meta.
K) Conduta antirregulamentar num tiro livre
L) Paralisação do jogo, sem que tenha havido nenhuma infração às regras.
M) Conduta antirregulamentar por ocasião de um tiro de 7 metros.
N) Conduta antirregulamentar num tiro de árbitro.
O) Execução incorreta dos tiros. Durante a execução de um tiro livre, os jogadores da equipe atacante não devem tocar ou ultrapassar a linha de tiro livre. Durante a execução de um tiro livre, os jogadores adversários devem estar a pelo menos 3 metros do executor. Durante a sua execução na linha de tiro livre, os jogadores da equipe defensora podem se colocar na linha da área de gol.
REGRA 14 - O TIRO DE 7 METROS
Um tiro de 7 metros é ordenado quando a infração, em qualquer parte da quadra de jogo, frustra uma clara ocasião de gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário