O
voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida
por uma rede.
O
seu objetivo é enviar a bola, por cima da rede, de forma a fazê-la tocar parte
do solo que esteja compreendido dentro da quadra adversária, ao tempo que sua
equipe deve impedir o adversário ao mesmo intento. Cada equipe poderá usufruir
de até três toques na bola (além do contato com o bloqueio) na tentativa de
enviar a bola ao adversário.
Cada
jogada se inicia com um saque: um toque inicial realizado por um jogador,
chamado de sacador, enviando a bola por cima da rede em direção à quadra
adversária. O rally prossegue até que a bola toque o solo em uma área que
esteja compreendida dentro da quadra de jogo ou seja “enviada para fora” ou
quaisquer das equipes execute uma tentativa frustrada de retornar a bola ao
adversário.
A
equipe que vencer o rally em jogo marca um ponto. Caso a equipe que recepcionou
o saque naquele rally – equipe receptora – seja a vencedora, esta recebe um
ponto e o direito de sacar no rally seguinte e, consequentemente, cada jogador
passa a posição em quadra seguinte, em sentido horário.
DIMENSÕES
A
quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros x 9 metros.
MARCAÇÃO
DA QUADRA
A
quadra é composta de duas linhas laterais e duas linhas de fundo formando a
quadra que é dividia ao meio por uma linha chamada de linha central formando 2
quadras iguais medindo 9 metros x 9 metros cada uma. Entretanto, a largura da
linha central pertence a ambas as quadras.
Em
cada quadra há uma linha de ataque desenhada a 3 metros de distância a partir
do eixo da linha central, marcando a zona de frente.
A
zona de saque é uma área de 9 metros de largura, situada após cada linha de
fundo. É limitada lateralmente por duas pequenas linhas, cada uma medindo 15
centímetros, traçadas a 20 centímetros.
A
zona de substituição é marcada pela continuação imaginária de ambas as linhas
de ataque.
ALTURA
DA REDE
A
rede é colocada verticalmente sobre a linha central. Sua parte superior é
ajustada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.
ANTENAS
As
antenas são varas flexíveis com 1,8 metro de comprimento e 10 milímetros de
diâmetro, fabricadas em fibra de vidro ou material parecido e são colocadas em
lados contrários da rede.
A
parte superior de cada antena estende-se além do bordo superior da rede por
80cm e é marcada com listras de 10cm de largura, em cores contrastantes, com
preferência para vermelho e branco.
As
antenas são consideradas parte da rede e marcamos limites laterais do espaço de
cruzamento.
COMPOSIÇÃO
DAS EQUIPES
Para
uma partida, a equipe pode ser composta por até 12 jogadores, destes 6 são
titulares e 6 são reservas. Um dos jogadores, menos o Líbero, é o capitão da
equipe.
PARA
VENCER UM SET
Vencerá
um set, exceto o 5º set a equipe que primeiro alcançar a soma de 25 pontos, com
uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua
até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...).
PARA
VENCER A PARTIDA
Vencerá
a partida a equipe que vencer três sets.
No
caso de um empate em sets por 2x2, o 5º set, de caráter decisivo, será jogado
até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, com uma diferença mínima
de 2 pontos.
SORTEIO
Antes
do início da partida, o primeiro árbitro realiza o sorteio com a presença dos
capitães das duas equipes.
Caso
o 5º set, de caráter decisivo, seja necessário, um novo sorteio será realizado.
O vencedor do sorteio escolherá entre: O direito de dar ou receber o primeiro saque
ou o direito de escolher o lado da quadra que sua equipe iniciará a partida. Ao
perdedor do sorteio, é reservado o direito à alternativa restante.
No
momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada jogador, exceto o sacador,
deverá estar posicionado dentro de sua quadra.
As
posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma:
Três
jogadores ao longo da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4
(frente esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita) e os três restantes
formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira
central) e 1 (traseira direita).
SITUAÇÕES
DE JOGO
BOLA
“EM JOGO”
A bola se torna “em jogo” a partir do momento em que o sacador
golpeia a bola, após a autorização de saque dada pelo 1º árbitro.
BOLA
“FORA DE JOGO”
A bola se torna “fora de jogo” no momento em que há a ocorrência
ou cometimento de uma falta e, na ausência desta, ao soar do apito.
BOLA
“DENTRO”
Considera-se bola “dentro” quando esta toca o solo da quadra de jogo,
incluindo as linhas de delimitação da mesma.
BOLA
“FORA”
Considera-se a bola “fora” quando:
*
A parte da bola que entra em contato com o solo está completamente fora das
linhas de delimitação da quadra;
*
Toca um objeto localizado fora da quadra de jogo, o teto ou uma pessoa que não
esteja em jogo;
*
Toca a antena, as cordas de sustentação da rede, os postes ou a parte da rede
localizada além das faixas laterais;
*
Cruza o plano vertical da rede por fora do espaço de cruzamento, de forma total
ou parcial, excetuando-se no caso da regra 10.1.2;
*
Cruza, completamente, o espaço inferior abaixo da rede.
TOQUES
DA EQUIPE
Um toque é qualquer contato com a bola realizado por um jogador em
jogo. Uma equipe terá direito a, no máximo, três toques (além do bloqueio) para
enviar a bola ao adversário. Se mais de três são utilizados, a equipe comete a
falta “QUATRO TOQUES”.
BOLA
TOCANDO A REDE
Ao
cruzar a rede, a bola poderá tocá-la.
BOLA
NA REDE
A
bola enviada para a rede pode ser recuperada dentro do limite de três toques da
equipe menos no momento do saque.
LIMITES
DAS SUBSTITUIÇÕES
Um
jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez
no set e para sua posição original na formação.
Um
jogador reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial,
mas somente uma vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador
titular.
As
substituições devem ocorrer dentro da zona de substituição.
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