Regras de Voleibol

O voleibol é um esporte jogado por duas equipes em uma quadra de jogo dividida por uma rede.
O seu objetivo é enviar a bola, por cima da rede, de forma a fazê-la tocar parte do solo que esteja compreendido dentro da quadra adversária, ao tempo que sua equipe deve impedir o adversário ao mesmo intento. Cada equipe poderá usufruir de até três toques na bola (além do contato com o bloqueio) na tentativa de enviar a bola ao adversário.
Cada jogada se inicia com um saque: um toque inicial realizado por um jogador, chamado de sacador, enviando a bola por cima da rede em direção à quadra adversária. O rally prossegue até que a bola toque o solo em uma área que esteja compreendida dentro da quadra de jogo ou seja “enviada para fora” ou quaisquer das equipes execute uma tentativa frustrada de retornar a bola ao adversário.
A equipe que vencer o rally em jogo marca um ponto. Caso a equipe que recepcionou o saque naquele rally – equipe receptora – seja a vencedora, esta recebe um ponto e o direito de sacar no rally seguinte e, consequentemente, cada jogador passa a posição em quadra seguinte, em sentido horário.
DIMENSÕES
A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros x 9 metros.
MARCAÇÃO DA QUADRA
A quadra é composta de duas linhas laterais e duas linhas de fundo formando a quadra que é dividia ao meio por uma linha chamada de linha central formando 2 quadras iguais medindo 9 metros x 9 metros cada uma. Entretanto, a largura da linha central pertence a ambas as quadras.
Em cada quadra há uma linha de ataque desenhada a 3 metros de distância a partir do eixo da linha central, marcando a zona de frente.
A zona de saque é uma área de 9 metros de largura, situada após cada linha de fundo. É limitada lateralmente por duas pequenas linhas, cada uma medindo 15 centímetros, traçadas a 20 centímetros.
A zona de substituição é marcada pela continuação imaginária de ambas as linhas de ataque.
ALTURA DA REDE
A rede é colocada verticalmente sobre a linha central. Sua parte superior é ajustada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.
ANTENAS
As antenas são varas flexíveis com 1,8 metro de comprimento e 10 milímetros de diâmetro, fabricadas em fibra de vidro ou material parecido e são colocadas em lados contrários da rede.
A parte superior de cada antena estende-se além do bordo superior da rede por 80cm e é marcada com listras de 10cm de largura, em cores contrastantes, com preferência para vermelho e branco.
As antenas são consideradas parte da rede e marcamos limites laterais do espaço de cruzamento.
COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
Para uma partida, a equipe pode ser composta por até 12 jogadores, destes 6 são titulares e 6 são reservas. Um dos jogadores, menos o Líbero, é o capitão da equipe.
PARA VENCER UM SET
Vencerá um set, exceto o 5º set a equipe que primeiro alcançar a soma de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que a diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...).
PARA VENCER A PARTIDA
Vencerá a partida a equipe que vencer três sets.
No caso de um empate em sets por 2x2, o 5º set, de caráter decisivo, será jogado até que uma das equipes alcance a marca de 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.
SORTEIO
Antes do início da partida, o primeiro árbitro realiza o sorteio com a presença dos capitães das duas equipes.
Caso o 5º set, de caráter decisivo, seja necessário, um novo sorteio será realizado. O vencedor do sorteio escolherá entre: O direito de dar ou receber o primeiro saque ou o direito de escolher o lado da quadra que sua equipe iniciará a partida. Ao perdedor do sorteio, é reservado o direito à alternativa restante.
 
POSIÇÕES


No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada jogador, exceto o sacador, deverá estar posicionado dentro de sua quadra.
As posições dos jogadores em quadra são numeradas da seguinte forma:

Três jogadores ao longo da rede formam a linha de frente e ocupam as posições 4 (frente esquerda), 3 (frente central) e 2 (frente-direita) e os três restantes formam a linha de trás, ocupando as posições 5 (traseira esquerda), 6(traseira central) e 1 (traseira direita).
 
SITUAÇÕES DE JOGO
BOLA “EM JOGO”
A bola se torna “em jogo” a partir do momento em que o sacador golpeia a bola, após a autorização de saque dada pelo 1º árbitro.
BOLA “FORA DE JOGO”
A bola se torna “fora de jogo” no momento em que há a ocorrência ou cometimento de uma falta e, na ausência desta, ao soar do apito.
BOLA “DENTRO”
Considera-se bola “dentro” quando esta toca o solo da quadra de jogo, incluindo as linhas de delimitação da mesma.
BOLA “FORA”
Considera-se a bola “fora” quando:
* A parte da bola que entra em contato com o solo está completamente fora das linhas de delimitação da quadra;
* Toca um objeto localizado fora da quadra de jogo, o teto ou uma pessoa que não esteja em jogo;
* Toca a antena, as cordas de sustentação da rede, os postes ou a parte da rede localizada além das faixas laterais;
* Cruza o plano vertical da rede por fora do espaço de cruzamento, de forma total ou parcial, excetuando-se no caso da regra 10.1.2;
* Cruza, completamente, o espaço inferior abaixo da rede.
TOQUES DA EQUIPE
Um toque é qualquer contato com a bola realizado por um jogador em jogo. Uma equipe terá direito a, no máximo, três toques (além do bloqueio) para enviar a bola ao adversário. Se mais de três são utilizados, a equipe comete a falta “QUATRO TOQUES”.
BOLA TOCANDO A REDE
Ao cruzar a rede, a bola poderá tocá-la.
BOLA NA REDE
A bola enviada para a rede pode ser recuperada dentro do limite de três toques da equipe menos no momento do saque.
LIMITES DAS SUBSTITUIÇÕES
Um jogador da formação inicial pode deixar o jogo e retornar, mas somente uma vez no set e para sua posição original na formação.
Um jogador reserva pode entrar no jogo no lugar de um jogador da formação inicial, mas somente uma vez por set, e só pode ser substituído pelo mesmo jogador titular.
As substituições devem ocorrer dentro da zona de substituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário